/*Este comando serve para que o navegador mostre o iframe de vídeo do YouTube para smartphones*/ .BLOG_video_class{display:block!important;}

segunda-feira, 9 de janeiro de 2023

GALA - FREED FROM DESIRE NA COPA DO MUNDO 2022

 "FREED FROM DESIRE" DA ATIVISTA GALA RIZZATTO EXPLODE NO QATAR - 'BUGANDO' A ARTISTA QUE TRABALHA EM PROL DOS DIREITOS HUMANOS

Gala Rizzatto

A italiana Gala gravou "Everyone Has Inside" em 1995, mas aqui no Brasil só foi conseguir êxito e reconhecimento em 1996, com a sua 2ª música de trabalho, o clássico "Freed From Desire".

O sucesso dessa faixa perdurou até 1997, o ano que eu tive o imenso prazer de ouvi-la pela 1ª vez.

Este hit foi muito querido entre os jovens daquela saudável época, lembro-me dos garotos lavando o carro de seus pais e ouvindo a faixa no "toca cd" (detalhe: no repeat infinito). Já as meninas, ligando nas rádios e pedindo a canção. O sucesso foi tanto que todos queriam saber quem era a cantora, e também o que mais ela poderia nos oferecer...

Não demorou muito e a misteriosa Gala nos soltou "Let a Boy Cry", outro grande estouro das FM's e clubs, considerada também por muitos como a favorita de suas canções (onde eu me incluo nessa).

A curiosidade e interesse pela italiana ainda eram enormes, então tiveram a brilhante idéia de ressuscitar aquela sua 1ª canção de 1995, a tal faixa que não havia empolgado na época: "Everyone Has Inside". Bom, essa música que era de 2 anos atrás, se tornou hit instantâneo em pleno 1997. Logo depois outra explosão é anunciada, "Come into My Life", que não saía das FM's, danceterias e da boca de ninguém! Quem é que não cantarolava este smash-hit?

A gravadora da época, a saudosa Paradoxx Music, acabou lançando no Brasil o álbum da artista no finalzinho de 1997, e além de todos estes sucessos, ainda trazia nele a que seria a nova febre do início de 1998: "Suddenly". Essa última faixa trouxe à tona mais uma vez todo o talento, beleza e criatividade de uma das artistas mais requisitadas da dance music mundial.

Mas como nem tudo são flores, infelizmente, por não pertencer ao mesmo formato conceitual das faixas mais atuais, "Everyone Has Inside" acabou ficando de fora do álbum, o que foi uma grande pena (admito que foi difícil de me conformar com tal decisão).


QUANDO O SUCESSO FAZ VOCÊ 'PAUSAR' NO LACRE

Gala Rizzatto é conhecida por ser uma mulher extremamente militante, super feminista, lutadora pela causa Gay, e já declarou que é totalmente contra àqueles que cometem a escravidão humana e são contra a liberdade. Mas... por ironia do destino, a sua música "Freed From Desire" se tornou recentemente um grande hit no Qatar, país onde foi sediada a Copa do Mundo, então a estrela da Dance Music não sabia se comemorava esse fato em suas redes sociais, ou não.

Para quem não sabe, o Qatar é um país totalmente machista, com uma cultura preconceituosa e homofóbica, sem citar que até hoje, tem o trabalho escravo muito consumido por lá. Ou seja, vai contra tudo ao que a cantora Gala defende e apoia. Aliás, muitas figuras conhecidas pelo mundo protestaram contra a escolha da FIFA ao escolher o Qatar para sediar a Copa do Mundo 2022.

A militante italiana até tentou, mas não conseguiu ficar por muito tempo sem comemorar o sucesso de sua música, e então acabou publicando vários videos de pessoas dançando na Copa Do Mundo 2022, incluindo o próprio público masculino do Qatar, festejando no evento ao som de "Freed From Desire". Lembrando que, na época, muito foi dito sobre os estádios e as estruturas construídas para a Copa, que foram feitas sob muito trabalho escravo e "sangue de inocentes derramados". 

A cantora ficou em silêncio sobre toda essa injustiça que é apoiada no Qatar, e preferiu comemorar o seu sucesso num país que vai contra todos os seus princípios, mostrando à todos que a militância pode ser seletiva sim.

Enfim, mas como a cantora é um ser humano, ela tem também todo um risco de ser hipocrita, e aqui, ela conseguiu "bravamente".

Como cantora de dance music dos anos 90, Gala Rizzatto marcou história na eurodance. Ela é fotógrafa, compositora, dançarina e cantora. Simplesmente, uma artista completa e inesquecível!



Nenhum comentário:

Postar um comentário

PO.LO - "I WANT YOU" (1995)

    PO.LO -  "I WANT YOU"  (1995) Está aqui mais um raríssimo single da italodance dos anos 90, totalmente disponível aos fãs do g...